quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Socorro, isso é um pedido de urgência

  (Cidade de São Vicente-sp finalmente da um bom exemplo)

           Não consegui dormir...

   Não sei se mais alguém está tendo essa insônia insuportável que eu tenho as vezes, mas quando ela bate não tem o que me faça dormir. Fico deitada na cama sem fazer nada e escrevendo textos imensos na minha cabeça. Espero lembrar totalmente do ultimo, eu estava muito indignada com a situação então posso ter esquecido algumas partes, mas vamos lá.

  Ontem 07/02/2013 saiu no jornal O diário do Litoral (e alguns outros também) uma matéria em que tinha o seguinte titulo:
"Polícia tentara calar Ba-baianos no domingo"
  A matéria refere-se ao boicote ao carnaval que vai ter esse ano na cidade de São Vicente-sp.
  Nesse momento apareceram milhares de pessoas indignadas e crucificando o novo prefeito Billi, dizendo que estavam arrependidos de terem votado nele e etc etc etc. Minha vontade era de gritar com essas pessoas e xinga-las até elas abrirem os olhos e verem a situação que está a cidade. Milhares de trabalhadores ficaram sem seus 13º no final de 2012, o cofre estava vazio, graças ao antigo prefeito que resolveu levar o dinheiro todo embora, melhor trabalhadores com dinheiro do que baderneiros com festa. No ano anterior os blocos paralisaram uma das principais avenidas da cidade por 4 dias, não era justo acontecer novamente, mas não é só por isso que apoio esse boicote ao carnaval.

   Antes que venham me falar que isso é proibir a liberdade de expressão e denegrir a cultura brasileira quero lembrar o que é o carnaval:

"Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C..
Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em
agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou
do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval"

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres
celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas
da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os
escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas.
As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps)
 e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade
 o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras,
 com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros
 tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual. "(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)


   Carnaval sempre foi uma festa para todos, uma semana para se interagir e dividir alegrias, pulando, dançando, desfilando e rindo. Por que isso? Porque o povo se matava de trabalhar e merecia um descanso, merecia ter paz e ser lembrado de que podia ser feliz.
  Muitos falam isso, mas ai vai, quando eu era criança, a uns 20 anos atrás, minha mãe me levava para um baile de carnaval em um clube da cidade pequena onde havia crescido, era muito divertido e engraçado e eu adorava. Depois que eu cresci o carnaval se tornou só uma semana sem aula e agora quando era para eu comemorar e gostar do carnaval, me divertir e passar uma esses 4 dias alegre brincando, cantando e pulando eu não tenho isso. Não porque o prefeito da minha cidade proibiu manifestações carnavalescas no meio da rua e sim porque o carnaval hoje em dia não é mais festa e sim sinônimo de tristeza, não tneho porque comemorar.
  Para você ter uma ideia de como estão as coisas a mídia está fazendo musiquinhas para lembrar os marmanjos que eles não podem abusar das crianças quando ficarem bêbados de mais para lembrarem seus nomes e lembrar aqueles que verem tal abuso de denunciarem. Tem também a musiquinha para lembrar as pessoas de não abaixarem as calças no meio da rua e mijarem na frente de todo mundo, como se precisasse lembrar que a cidade fica fedida e nojenta com isso. Fora campanhas que acontecem quase todo ano como a do uso da camisinha, de não fazerem sexo em publico e não jogarem o lixo na rua. A situação está feia e se você precisa lembrar as crianças de que elas não podem aprontar, sendo que isso não vai acontecer, que tal um castigo, assim sem o que elas querem pelo menos aprenderão a dar valor ao que tem.
  Quem gosta de carnaval em São Vicente-sp vai ter uma ótima oportunidade de experimentar as festas tradicionais nos clubes.

  Mas ai vem a questão da matéria...
   A alguns anos surgiu não só em São Vicente, mas em varias cidades do país blocos como o Baianas, doroteias, donzelas entre outros nomes, em que a principal características são os homens vestidos de mulheres. Isso sempre foi para ser uma brincadeira engraçada e não a merda que se tornou.
   São milhares de pessoas atrapalhando o transito, bêbadas, vandalizando a cidade. Seria muito legal poder dizer que eles merecem comemorar, depois de tantos anos de tradição, mas não merecem, não até aprenderem respeitar a sociedade e a cidade.

  Abre o olho Brasil, Carnaval sempre vai ser uma festa política, para deixar o povo feliz por alguns dias e continuar explorando-o no resto do ano. Vocês não podem permitir isso, não podem continuar deixando a mídia ditar as regras e os políticos roubando seus direitos. Vamos começar a pensar um pouco menos em diversão, assim quando o país voltar a ter condições de ter uma comemoração tão importante e de tantos anos vocês tenham motivo para comemorar.


  Mas a pior coisa do carnaval ainda não é isso, a pior coisa é que todo ano a mídia consegue piorar a imagem da mulher nesse país, cada vez mais estão denegrindo a imagem dela, fazendo elas serem julgadas como objeto, ditando rótulos e tornando cada dia mais difícil reverter essa situação.
  Como vi a alguns dias muitas mulheres andam protestando e acho muito legal alguns bordões delas, como o não ensine mulheres a usarem mais roupas e sim homens a não abusarem dessas mulheres. Todas merecem respeito, mas a anos a mídia colocou na cabeça do povo que mulher de roupa curta é puta e puta não merece respeito, sendo que todos merecem e não é a roupa que vai dar menos integridade a essas mulheres ou torna-las más mães de família. Mas essas mulheres só querem vestir roupas curtas e mostrar seus corpos porque a mídia mostra que é bonito isso, que tem que mostrar a bunda no meio da avenida no carnaval, que elas merecem isso. Ninguém tem o direito de te julgar por causa da roupa que você usa, mas você precisa abrir os olhos e vê se é necessário sair semi-nua na rua para mostrar que é livre e tem o direito de usar a roupa que quiser.
  Ensine homens a não estuprarem e a darem valor as mulheres, suas famílias e seu trabalho e ensinem o mesmo para suas mulheres. Talvez assim o carnaval volte a ser bonito, engraçado e suportável, quando tivermos motivos para comemorar.




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial